Translate

Postagem em destaque

A Cor

  As cores que vemos ao nosso redor só são possíveis por causa da luz. A luz é formada por radiação com diversos comprimentos de ...

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Cartões de Visita: Origem e curiosidades

Márcio A. Santanna

Há quem diga que foi na China do século 15 que surgiram os primeiros cartões de visita, há quem diga que foi na França do século 16.
É mais provável que tenha surgido na França durante o reinado de Luís XIV.

Os primeiros cartões surgiram das cartas de baralho, onde os visitantes escreviam nas cartas nas jogatinas.
Eram chamados de bilhetes de visita e tinham o tamanho das cartas de baralho. Mas somente a alta sociedade fazia uso dos bilhetes.
Antes do cartão de visita tomar o formato padronizado que conhecemos hoje, surgiram no século 18, os "trade cards" usados por empresários e traziam desenhos e ilustrações impressos com suas propagandas e eram feitos de vários materiais, como madeira entalhada e bronze.



















Nos séculos 18 e 19 haviam regras para as trocas de cartões, como trocar cartões com as donas de casa, em cada casa deveria haver uma bandeja de prata com bloco de notas e lápis; a bandeja era levada pela empregada com a mão esquerda; os homens deveriam carregar o cartão no bolso de maneira a ser retirado com facilidade facilmente; já as mulheres deveriam carregá-lo em um porta-cartões, e só poderia ter o seu cartão após 1 ano vivendo naquela sociedade.

Em cada sociedade há costumes acerca de troca de cartões. No Japão, por exemplo, é investimento mandar fazer cartões e quanto mais caprichado, mais prestígio. 

Agora no Século 21, com a ascensão do Design, tanto por meio de arquitetos e designers gráficos e de produtos, surgem a cada instante cartões criativos e de diversos formatos e materiais, fugindo dos tamanhos padrões conhecidos: 9x5cm ou 9,5x5,5cm.



É claro, os tamanhos padronizados com cortes retos são os mais baratos, mas se você quiser ter um cartão de visitas diferente, moderno, exclusivo, feitos por designers, esteja preparado para desembolsar uma boa quantia, que deve ultrapassar 1.000 reais, o milheiro. 

 
Não se espante, design custa caro mesmo, mas dependendo do tamanho do seu negócio e do seu público alvo, se for a classe A, por exemplo, ter um cartão exclusivo é um investimento bem aplicado para captação de ótimos clientes...



Fornecemos cartões de Papel couché, supremo, reciclato e PVC.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar. Volte sempre! Visite o site www.pensepress.com.br

nrelate