Translate

Postagem em destaque

A Cor

  As cores que vemos ao nosso redor só são possíveis por causa da luz. A luz é formada por radiação com diversos comprimentos de ...

sábado, 19 de janeiro de 2013

Os Pictogramas


Do latim picto (pintado) + grego graphe (caractere, letra) é um símbolo que representa um objeto ou conceito por meio de ilustrações.

É uma forma de escrita pela qual ideias são transmitidas através de desenhos. Isso é a base da escrita cuneiforme e dos hieróglifos. (Neves, João V. M., 2007)

Os pictogramas são usados muito na sinalização pública, privada, na área da saúde e segurança do trabalho.

A pictografia é um nome genérico que herdou sua característica de outros termos que podem ter algumas diferenças, ora sutis, ora óbvias, distinguíveis entre elas: signo, emblema, ideograma, ícone, símbolo.

Então, um pictograma pode ser um símbolo, um emblema ou um ideograma, embora um emblema seja uma figura institucionalizada e um ideograma seja uma figura de uma idéia, conceito ou fenômeno.

Um pictograma representa de modo simplificado um objeto, o qual pode ser mais ou menos icônico (mais ou menos semelhante como o modelo real), mas importa acima de tudo que seja perceptível pelo maior número possível de observadores...

Por exemplo, uma placa com a figura de um carro, enquanto ideograma, passa a mensagem de um carro; já como pictograma, passa a mensagem do meio local, cultural, que é uma via reservada para automóveis.

Simplificando, é uma forma de escrita pela qual ideias são transmitidas através de desenhos.


Referência Bibliográfica:


Neves, João Vasco Matos. Pictografia. 2007. Arquivo PDF. Disponível em:
< http://portaldasartesgraficas.com/ficheiros/pictografia.pdf> Acesso em: 20 jan. 2013.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar. Volte sempre! Visite o site www.pensepress.com.br

nrelate