A luz é formada
por radiação com diversos comprimentos de ondas. A luz contém todas as luzes
do arco-íris
A incidência da
luz sobre um objeto revela sua cor. Nossos olhos reagem a essas ondas em
especial o azul, verde e vermelho, de onde partem as milhões de outras cores.
Essas 3 cores são
chamadas de primárias.
A cor preta é
formada pela mistura dessas 3 cores em medidas iguais.
As cores são
percebidas a partir de dois processos ou sínteses: a aditiva e a substrativa.
![]() |
Cores substrativas e cores aditivas |
As cores aditivas
são são determinadas pela luz, pelas ondas de luz irradiadas, azul, vermelha e
verde sobre um objeto.
A mistura das 3 em
igual intensidade dá-se o branco. As outras cores e tonalidade se darão pelos
diferentes comprimentos de ondas (intensidade).
As cores substrativas
são determinadas pelos pigmentos de um objeto, planta, animal, seja natural ou
artificial, como as tintas.
Quando a luz
branca incide sobre o objeto, uma parte é absorvida e outra parte reflete para
nossos olhos, revelando sua pigmentação, sua cor.
Quanto maior
porcentagem da mistura dos pigmentos, mais luz branca absorve e menos cor é
refletida para os olhos.
Na área gráfica e
até no ramo fotográfico e TV, essas 3 cores básicas são conhecidas com RGB
(red-green-blue).
As cores são mais
vibrantes, luminosas do que você vê em um folheto. Isso, aliado a luminosidade
do próprio monitor.
Por isso, jamais
espere que as cores e tonalidade sejam reproduzidas em um panfleto ou cartão de
visita.
O processo
substrativo, que usa pigmentos artificiais, permitiu criar novas cores, todas
derivadas do RGB, as cores primárias.
Criou-se o sistema
CMYK, usado pelas gráficas, fotolitos e impressoras jato de tinta e laser
coloridas.
![]() |
Cores CMYK - Ciano Magenta Amarelo e Preto |
![]() |
Resultado final |
Mesmo sendo CMYK,
as tintas da gráfica e da sua impressora caseira utilizam pigmentos diferentes,
portanto, as tonalidades acabam tendo diferenças.
Um amarelo 100% da
gráfica NUNCA será o mesmo amarelo 100% da sua impressora, o amarelo da plotter
nunca será o mesmo amarelo da sua laser colorida e nunca será igual ao da jato
de tinta e nunca será igual a impressora offset da gráfica.
Isso por diversos
fatores: tecnologia do fabrico, produtos químicos, diferença de marcas de
pigmentos, etc.
Cor CMYK |
Resumindo a cor: a
cor da luz é aditiva, a cor do pigmento é substrativa. Sem pigmento, é
refletida toda a luz. Já o preto absorve toda a luz e nenhuma cor é refletida.
Branco: ausência de cor. Preto: ausência de luz.
As cores são
classificadas como primárias, secundárias e terciárias, formando o círculo
cromático, com cores complementares e análogas.
Além do aspecto
estético e funcional, as cores podem influir nossa percepção e emoção. Podem
acalmar, excitar, atrair ou causar repulsa.
As cores vermelha
e amarela, por exemplo, podem causar excitação e fome, são usadas por fast-food
e restaurantes.
Já a cor azul tem
efeito calmante.
Confira um infográfico sobre a psicologia das cores no marketing no site:
http://landing.viverdeblog.com/baixar-infografico-psicologia-das-cores
Confira um infográfico sobre a psicologia das cores no marketing no site:
http://landing.viverdeblog.com/baixar-infografico-psicologia-das-cores
Os profissionais
de design e marketing sabem disso e usam seus efeitos ao criarem produtos,
embalagens e propaganda.
As cores nas
embalagens influem bastante as compras.
Observe uma
criança como se atrai a embalagens de balas e bombons.
Convém observar
que a influência da cor que um anúncio exerce no consumidor, está ligada com a
moda, o tempo e o lugar.
Nem sempre uma cor
é adequada a determinado produto. Cada caso é um caso. É mais acertado escolher
a cor pela associação psicológica.
Referência:
Revista Impressão & Cores – Edição 51 – março/2012 –
TerraNova Comunic
Direção de Arte em Propaganda – Newton Cesar –Editora
Futura - 2003
<http://landing.viverdeblog.com/baixar-infografico-psicologia-das-cores> Acessado em 18/11/2014
<http://epiccreativestudio.com/wednesday-rgb> Acessado em 18/11/2014
<http://landing.viverdeblog.com/baixar-infografico-psicologia-das-cores> Acessado em 18/11/2014
<http://epiccreativestudio.com/wednesday-rgb> Acessado em 18/11/2014
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Volte sempre! Visite o site www.pensepress.com.br